terça-feira, 29 de julho de 2014

Tempranillo, a resposta da Espanha ao Cabernet Sauvignon

tempranillo-peninsula-vinhos-julho-2014
A Master of Wine Jancis Robinson diz em seu livro Oxford Companion to Wine, que a Tempranillo é a resposta da Espanha ao Cabernet Sauvignon. Talvez a natureza tenha proposto isto, ao colocar em terras espanholas, a semente que se tornaria símbolo da essência vínica de um povo, e que segundo os espanhóis, corre na veia dos filhos da terra.

Algumas curiosidades sobre esta uva, a mais conhecida da Espanha.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA         O nome Tempranillo, deriva do termo “temprano” com significado de “mais cedo”, e se refere ao fato desta uva ter seu ciclo precoce, amadurecendo mais cedo que as demais uvas espanholas, como por exemplo a Garnacha, que amadurece 2 semanas mais tarde que o Tempranillo.

A uva Tempranillo, possui pele grossa, em geral muito escura, responde muito bem à integração com o carvalho, tanto francês como o americano, produzindo vinhos elegantes com aromas de baunilha, especiarias e cedro.

Quando são produzidos vinhos de classificação “joven”, a uva possibilita deliciosos aromas frutados, com persistência de suculentos morangos e não é incomum, quem encontre punhados de amoras maduras neles.

A Tempranillo faz sucesso também em outros países, em especial em Portugal, e dá para se entender bem isto, devido as condições geográficas dos dois países. Em Portugal, na região do Douro recebe o nome de Tinta Roriz e é uma das integrantes mais conhecidas do Vinho do Porto. Na região do Alentejo e adjacências é chamada de Aragonêz.

O que a teoria oferece sobre os vinhos de Tempranillo, sua estrutura, sua potência aliada à elegância, confirmamos em taça, no equilíbrio e prazer que o vinho oferece.

Muito mais versátil do que os vinhos de Cabernet Sauvignon, seus vinhos tem se mostrado perfeito, nas harmonizações mais complexas, desde que se conheça bem a estrutura do vinho, pois a uva Tempranillo responde muito bem às intenções do enólogo, podendo gerar vinhos dos mais leves, aos mais estruturados e portanto, irá apresentar uma boa gama de possibilidades, com muita chance de sucesso, nas harmonizações vinho x prato.

Tenha sempre a mão alguns vinhos de Tempranillo, com estrutura variada, assim será simples fazer a escolha na hora de receber seus amigos e harmonizar aquele jantar especial.

Conheça alguns vinhos 100% Tempranillo,
representativos dos mais variados estilos, importados pela Península Vinhos

aalto-2009-peninsula-vinhosAalto - Ribera del Duero
Alabaster - D.O. Toro
Allende - D. O. Ca. Rioja Alta
Allonso del Yerro - D.O. Ribera del Duero
El Puntido - D. O. Ca. Rioja Alavesa
Finca El Bosque - D.O.Ca Rioja Alta
Izadi Expression - D.O.Ca Rioja Alta
Protos Crianza - D.O. Ribera del Duero
Viña Sastre Roble - D.O. Ribera del Duero
Victorino - D.O. Toro
Romanico - D.O. Toro



Veja estes vinhos e muitos outros em nossa loja virtual


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps