segunda-feira, 23 de junho de 2014

Receita Harmonizada: Sopa creme de palmito

Barra receita harmonizada Peninsula Vinhos
Receita de sopa harmonizada com vinho importado pela Península Vinhos
creme-palmito-peninsula-vinhos-p vinhos-hamonizados-peninsula2
Receita de Sopa Creme  de Palmito 
Fonte: Caderninho de receitas de família
Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer e sommelière ABS-SP

  • 1 lata de palmito picado
  • 2 cubos de caldo de frango
  • 1 litro de água fervente
  • 1 copo de água filtrada 
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga (ou margarina)
  • 1 colher de azeite de oliva
  • 1/2 lata de creme de leite
  • Cebolinha verde picada (1 xícara de café)
  • sal a gosto
  • Pimenta-do-reino branca
Modo de preparo:  Dissolva os cubos de caldo de frango na água fervente e reserve. Escorra o palmito e bata metade dele em liquidificador, com 1 copo de água filtrada, misture ao caldo de frango.
Em outra panela coloque a manteiga o azeite, derreta, refogue ligeiramente o palmito restante picado e acrescente a mistura que ficou reservada, deixe levantar fervura, acrescente a cebolinha picada deixe por cerca de 2 minutos e acrescente a seguir o creme de leite, sem deixar ferver. Acerte o sal e coloque a pimenta caso seja do seu gosto.
Sopa está associada ao frio e o frio quando intenso, pede um bom vinho tinto à temperatura de 16ºC a 18ºC ou um vinho branco de boa estrutura e complexidade que possa ser servido menos frio do que a temperatura usual para os vinhos brancos.
Como o prato é algo simples, mais ligeiro, optei por vinhos tintos de estrutura mediana mas que não se sobressaiam ao prato e sim se integrem a ele, criando uma sensação muito interessante, de descoberta de sabores.
Minhas sugestões recaíram sobre duas uvas clássicas da Espanha, a Monastrell e a Tempranillo,  neste caso da região de Toro onde é conhecido por Tinta del Toro. Ambos os vinhos foram elaborados com a proposta de serem vinhos macios e sedosos, flexíveis e portanto apreciáveis em diversas harmonizações. Grandes companheiros para a mesa do dia a dia. Aquele vinho que você gosta de encontrar em casa te esperando, para acompanhar suas incursões na cozinha e ajudá-lo a relaxar, após um dia estafante.
Conheça-os, você vai gostar!                                    
Vinhos sugeridos para esta harmonização:
Hécula da Bodegas Castaño - D.O. Yecla - Veja mais…em nossa loja virtual
Romanico da Teso La Monja - D.O. Toro -  Veja mais…em nossa loja virtual
barra inferior blog vinhospeninsula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps