terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Vinho Amancio da Sierra Cantábria, melhor da Espanha por Marcello Copello


amancio-revista-baco-peninsula-vinhos

Todos os anos, desde 2001, o jornalista Marcelo Copelo, um dos maiores especialistas em vinhos do país, faz uma seleção dos melhores vinhos degustados ao longo do ano, os últimos publicados publicados pela revista “Baco”. Os vinhos que entraram na prova datam de novembro de 2012 a novembro de 2013, período no qual, foram provados mais de 4000 vinhos, muitos fora do Brasil, mas todos os que foram selecionados estão no Brasil, no caso do Amancio, importado com exclusividade, pela Península Vinhos.

amancio2-revista-baco-peninsula-vinhos
Dentre os inúmeros provados da Espanha, a escolha do Amancio, um Rioja elaborado pela Bodega Viñedos  Sierra Cantábria, um espetacular vinho TOP  do conceituadíssimo Grupo Eguren,   como primeiro lugar, comprova a excepcionalidade do vinho,  recebendo a medalha de ouro, como melhor vinho da Espanha em 2013.





A matéria foi publicada na revista Baco, ano 2, edição 10 de 2013, páginas  92/101.


Amancio, da Bodegas Viñedos Sierra Cantábria, sob a orientação do enólogo Marcos Eguren,  recebe cuidados especiais, desde a escolha do vinhedo de tempranillo até os cuidados de evolução em barrica francesa.

O vinhedo localiza-se em San Vicente de la Sonsierra (Rioja), numa extensão de 15 hectares, com plantação baixa de apenas 4.000 videiras por hectare, sendo autorizado na denominação de origem, D.O.Ca Rioja,  até 10.000 videiras por hectare, diferencial fundamental, quando se espera a expressão de qualidade de um terroir.

A idade dos vinhedos oscilam entre 20 e 35 anos, e estão acomodados em uma altitude de 575 metros, sendo a produção mantida baixíssima, em cerca de 2500 litros por hectare, primoroso cuidado que só vinhos de elevadíssimo patamar, recebem.

O vinho é elaborado com 100% de Tempranillo, a fermentação ocorre em barris de carvalho de 500l e 1000 l, fazendo malolática em barricas novas de carvalho francês e amadurecendo por 24 meses, em barricas bordalesas (225 litros) também de carvalho francês. 

Como podem ver, os cuidados se repetem, do início ao final de todo o processo de elaboração do Amancio, resultando em uma qualidade excepcional e um vinho capaz de arrebatar paladares e seduzir corações, dos apreciadores de vinhos especiais.

O vinho Amancio,  que é importado com exclusividade pela Península Vinhos, está disponível em duas safras: 2004 e 2005

Conheça mais sobre o vinho e veja a pontuação do Robert Parker
e do Guia Peñin diretamente em nossa loja virtual


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Ocorreu um erro neste gadget

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps