terça-feira, 4 de junho de 2013

Yecla, e a expressão da Uva Monastrell

monastrell-yecla-peninsula-vinhos

Recentemente falamos aqui,  de um dos vinhos importados pela Península Vinhos da Espanha, o Castaño Monastrell, da região de Yecla, que teve suas qualidades enaltecidas, como uma região especial pelo terroir e caráter, pelo famoso crítico Robert Parker e tem surpreendido o mundo, com a expressão da uva monastrell, tanto em vinhos varietais, com vinhos 100% monastrell, como em assemblage, com outras variedades permitidas na região, incluindo  uma das mais  conhecidas castas aqui no Brasil, a famosa, Cabernet Sauvignon, vamos conhecer mais esta região?

Um pouco da D.O. Yecla…


yecla

A D.O. Yecla está situada ao norte da região de Múrcia, perfazendo um total de 6.500 hectares de extensão, sendo dividida dois setores:
  1. Campo de Cima, com altitude de 700 a 800 metros e solo com 70% de calcário, 15% de argila, 15% de areia.
  2. Campo de baixo, com um altitude inferior, entre 400 e 500 metros e um solo com 50% de argila, 40% de calcário e 10% de areia.
Com fortes influências de um clima continental, apresenta verões cálidos, relativamente quentes e curtos, enquanto o inverno é longo e com temperaturas baixas, resultando em um excelente amplitude térmica, ideal para a expressão da videira, que devido as condições regionais, tende a se proteger, desenvolvendo recursos de adaptação e com isso produzindo substâncias, que irão enriquecer futuramente o vinho, aportando a ele especial caráter e expressão.

Variedades de uvas  permitidas na D.O. Yecla


Embora a Monastrell seja a uva emblemática da região, a ela, somam-se várias outras, em combinações de forma que possa dar liberdade ao enólogo, de trabalhar em suas descobertas, das expressões do terroir local.
  • Brancas: Macabeo, Chardonnay, Airén, Malvasía, Merseguera, Sauvignon Blanc e Moscatel de grão miúdo.
  • Tintas: Monastrell, Garnacha Tinta, Garnacha Tintorera, Cabernet Sauvignon, Merlot, Tempranillo e Syrah.
A Península traz ao Brasil vinhos da Bodegas Castaño, que como podem ver no mapa acima, se posiciona na divisa do Campo de cima, exatamente dentro da região de Yecla.

Um pouco de Yecla, um pouco da uva monastrell e muitos sabores e prazeres a serem descobertos, com as uvas da  Espanha.
Deixo para vocês, um vídeo,
que conta um pouco a história, da Bodegas Castaño.


Texto e pesquisa: Camila H. Coletti

Conheçam os vinhos aqui no Brasil, da Bodega Castaño:

Castaño Monastrell Rosado – 100% Monastrell
Castaño Monastrell tinto – 100% Monastrell
Hécula – Vinho tinto – 100% Monastrell
Castaño Colección – Vinho Tinto – 80% Monastrell, 20% Cabernet Sauvignon
Viña al lado de la Casa – Vinho Tinto – 66% Monastrell, 26% Cabernet Sauvignon, 6% de Syrah e 2% de Garnacha Tintorera.
Casa Cisca – Vinho Tinto – 100% Monastrell 

Todos disponíveis no site, com todos os detalhes sobre os vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps