quinta-feira, 9 de maio de 2013

Do Priorato para sua taça: Mas Perinet

videiras-priorato

Na pequeniníssima região do Priorato, pertencente à Catalunha, nas proximidades de Penedés, as uvas ali cultivadas encontram notável expressão, a uva cariñena, que é a mais cultivada na região, seguida da Garnacha, dentre outras conhecidas da maioria, que também se mostram com especial vigor, uma das principais características dos potentes e estruturados vinhos do Priorato.

posicao-priorato-peninsula-vinhos
As características regionais são fatores de definição, na qualidade deste vinho, que merece destaque mundial.
Um solo diferenciado o “Llicorella”, composto de uma ardósia marrom escura, com incrustações de pequenos quartzos,  somado à condições climáticas características, como a alta amplitude diária, e as sazonais, com verões quentes e invernos rigorosos, tem surpreendido o mundo,  com um movimento muito particular.  

Um solo diferenciado, e tudo somado à reação das videiras, ao baixo índice de chuvas na região, que ao invés de determinar secas, consegue manter seu subsolo fresco e úmido, para surpresa geral, impulsionando as raízes, à  profundidade, pelas rachaduras da Llicorella, que vão em busca de água. Talvez este movimento, seja exatamente o causador de uma particularidade da região, que é a expressão mineral presente nos seus suntuosos vinhos, vale a pena conferir, em geral são vinhos intensos, em visual e em boca, com boa estrutura e aromas muito expressivos e envolventes.

solo-licorella-priorato
Resumindo… um espetáculo à parte, que deve fazer parte do  conhecimento de todos os apreciadores de vinhos, e depois certamente ficará para sempre em sua adega. 
A Península foi buscar na região, um de seus melhores representantes, com a qualidade da seleção de vinhos, já conhecida de todos, presente em seu catálogo.
A Península importa ao Brasil, os vinhos da Bodega Mas Perinet, que conta com vinhedos, que chegam a ultrapassar 80 anos,  sob o trabalho de um dos maiores enólogos da atualidade, Josep Serra. 
Seus proprietários são engenheiros agrônomos e dentre eles, assinalo aqui, uma curiosidade, está um dos maiores e conhecidos cantores da Espanha, Joan Manuel Serrat.
                                                                                                        por Camila H. Coletti

 

Vamos conhecer 2 vinhos atualmente disponíveis no Brasil

 

  • 58 Perinet (Red)Perinet   D.O.Q. Priorato   com 15 meses de estágio em barricas de 300 e 400 litros novas de carvalho francês, cada variedade em separado, fazendo malolática em barrica e crianza “Sur lie”, sobre as leveduras pós fermentação.
    Corte: 2004
    45% Cariñena
    35% Garnacha
    10% Cabernet Sauvignon
      7% Merlot
      3% Syrah
    Corte: 2005
    40% Cariñena
    10% Garnacha
    20% Cabernet Sauvignon
    10% Merlot
    20% Syrah

56 Perinet   2004 (Red)

  • Perinet + Plus  com 16 meses de estágio em barricas de carvalho francês novas e de 1 ano.
    Corte 2004
    45% Cariñena
    38% Garnacha
    13% Syrah

 

 

 

Você pode ter maiores informações sobre os vinhos
em nossa loja virtual:

www.peninsulavinhos.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps