terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Receita Harmonizada de Ceviche ou Cebiche

ceviche-vinho-lias-blog-peninsula
Receita Tradicional: Ceviche ou Cebiche Harmonização: por Camila H. Coletti 

Um prato que já tornou-se tradição nas mesas dos brasileiros, tem sido muito apreciado e muito citado nas dificuldades de harmonizações elaborada com vinhos, porém na pesquisa que vem sendo realizada,  encontramos o vinho que faz a harmonização perfeita com ele. Teste… e ficará encantado.
Harmonização:
  • Neste prato devido ao alto teor de acidez, somado às características típicas do peixe cru, busquei um vinho que tivesse a capacidade de enfrentar tal acidez sem denotar amargor ou qualquer outro tipo de desequilíbrio, frente o prato. O meu vinho escolhido foi o da uva Albariño, que tem uma especial capacidade de se dar bem com frutos do mar frescos ao natural, como ostras, e com boa dose de acidez devido o preparo.
    E o Lias – Martín Códax,  é a sugestão perfeita, devido ao incrível equilíbrio que tem, tornando-o quase auto ajustável em termos de acidez, é um vinho impressionante pela capacidade de se adaptar às mais diversas exigências da gastronomia exótica, podendo se dar bem com acidez e a ardência presentes em alguns dos pratos do estilo.  Quando o Lias é degustado sozinho, ele surpreende, aqui você irá entender o auto ajustável usado acima, pois o vinho mostra tanto equilíbrio, que não se nota o alto grau de acidez presente, é portanto mais um dos curingas perfeitos,  importado ao Brasil pela Península Vinhos da Espanha. Um vinho que não pode faltar em nenhuma adega pois soluciona as harmonizações ditas como complicadas.

    Recomendo que conheçam, ele tem uma particularidade, pois fica em contato com seus sedimentos (sur lie) e é submetido à batonnages pelo período de 2 meses, o que o torna um vinho diferenciadíssimo é um Albariño, mas com características especiais, somadas às características da cepa. Imperdível!
Abaixo uma sugestão de receita tradicional que pesquisamos para você.
Receita tradicional Peruana de Ceviche ou Cebiche
  • 400 g de filés de peixe (corvina, pescada, tilápia, robalo) cortados em cubos pequenos cerca de 2 cm.
  • 1 cebola roxa cortada em fatias bem finas
  • Folhas de coentro picadas, cerca de 1 colher de sopa
  • 1 pimenta dedo de moça picada, se quiser mais picante, utilize as sementes também, caso contrário pique sem as sementes.
  • 1 colher de gengibre ralado
  • 2 dentes de alhos.
  • Suco de limão o suficiente para cobrir os ingredientes, aproximadamente 8 limões.
  • Sal a gosto

    Bata no liquidificador o gengibre, os alhos, o sal e o limão, misture a seguir a pimenta picada, e as folhas de coentro, que podem ser substituídas por  folhas de salsa, mas mudam o sabor final do prato.

    Disponha os quadradinhos de peixe com as cebolas fatiadas em um recipiente e cubra com o molho, obtido acima. Na hora de servir escorra com uma escumadeira e disponha no prato sirva acompanhado de milho cozido, fatiado como na foto acima e de batata doce também cozida, no Perú, eles tem uma batata doce laranja, na cor da foto, que é muito doce, então a adaptação sugerida seria, colocar um pouco de açúcar na agua de cozedura, para ter perto do teor de açúcar recomendado na receita, fica a seu critério. Pode-se acrescentar também uma salada verde com nozes e decorações à gosto.

    Pode ser servido como finger food nas pequenas cumbucas apropriadas, trocando-se os acompanhamentos por pequenas torradas, sem sabor específico.


Conheça o Lias e os demais Albariños trazidos pela Península:

Martín Códax Albariño
Lias – Martín Códax
Organistrum


Fonte de receita: Pesquisa no Google com realização de adaptações
Imagem do prato: PromPerú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps