quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Península no Reality Show da Enogastronomia: Mesa ao Vivo

mesa-ao-vivo-peninsulavinhos

Uma realização da revista,  “Prazeres da Mesa”: O Mesa ao vivo tem sido uma experiência inovadora desde 2004 quando deu início o projeto, nele uma revista é elaborada ao vivo durante os dias desta semana, uma edição extra e especialíssima da Prazeres da Mesa.

Neste projeto todas as sessões da revista são materializadas, em espaços do evento, e no espaço “Praça de Vinhos” que a Península estará ao vivo, disponibilizando seus vinhos.

São várias as atrações, com palestras de Chefs, e de sommeliers premiados e uma excelente oportunidade de conhecer e degustar os “Vinhos da Península” que estarão disponíveis na “Praça de Vinhos” que acontece  de 07 a 09 de novembro, das 14h00 às 22h00.

Semana Mesa SP / Mesa Ao Vivo

Local: Centro Gastronômico do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro

Endereço: Av. Engº Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo

Maiores informações e Inscrições:
http://www.semanamesasp.com.br/mesa-ao-vivo-2/

 


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Receita Harmonizada: Paleta de Javali ao Forno

Barra receita harmonizada Peninsula Vinhos
paleta de javali-pepita-peninsulavinhos finca-nueva-pago-carraovejas-peninsulavinhos
Receita: Pepita Rodriguez – Atriz, culinarista, Autora do livro “A Arte de Cozinhar entre amigos” Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière.

Paleta de Javali ao Forno
4 porções 
1,5 kg de paleta de javali
25 g de páprica picante
1 colher (sobremesa) de canela em pó1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
200g de pinhões
200g de figos secos
500g de batatas
50g de manteiga
1/3 de copo de vinho tinto
sal a gosto
Misture todos os temperos com o vinho, esfregue na paleta e deixe marinar por 2 horas, dentro de um saco plástico hermeticamente fechado.
Cozinhe os pinhões e reserve.
As batatas se foram das pequeninas, não é preciso cozinhá-las antes; deixe-as com as peles.
Asse a paleta em forno preaquecido, com os demais ingredientes, embalados em papel alumínio, em uma travessa de barro refratário; deixe por meia hora.
Retire o papel alumínio, coloque a manteiga e o azeite, deixando corar por mais 15 minutos


 

Harmonização:
A carne da Javali, é bastante magra como podem observar na tabela abaixo, assim não teremos maiores dificuldades em harmonizá-la.

gordura-javali-peninsulavinhos
Minhas sugestões penderam para o vinho tinto, mas certamente uma harmonização com brancos também traria resultados interessantes.
Sugiro duas opções em faixas diversas de preços:
Finca Nueva crianza, um tempranillo, com 12 meses em barricas de carvalho francês, da região de Rioja. O vinho apresenta aromas etéreos e estrutura mediana fazendo o par perfeito para o prato, enaltecendo os sabores da carne da Javali.
Pago Carraovejas Crianza, já numa outra linha, um corte de Tinto Fino (Tempranillo) 85%, Cabernet Sauvignon 15%, um vinho com 14 meses de carvalho americano e francês, com uma explosão de aromas, frutas, especiarias e toques empireumáticos (tostados) que casam muito bem com as notas do assado, criando novas nuances dentro do proposto na harmonização. Se a ideia for a descoberta de novos sabores, a descoberta do terceiro sabor, da junção entre o prato e o vinho, este será o vinho perfeito que oferecerá uma grande experiência e descoberta prazerosa.
                                                                          Enoabraços,
                                                                          Camila H. Coletti

Maiores informações sobre os vinhos: 

www.peninsulavinhos.com.br





Aguarde nesta categoria, novas receitas em breve!
Obrigada Pepita Rodriguez, por nos ceder uma de suas deliciosas receitas!
De volta para o Portal de Receitas - AQUI barra inferior blog vinhospeninsula



domingo, 28 de outubro de 2012

Promoção na Península, 3 estilos, 3 descobertas.

promo29out

Mais uma oportunidade especial que a Península oferece aos seus clientes, a possibilidade de adquirir vinhos em preços especiais.
Para a promoção desta semana a partir de 29 de outubro até o dia 04 de novembro. estarão com vantagens para vocês os vinhos:

Cava Reserva Vintage 2008, um cava safrado, de especialíssima estrutura e qualidade, para quem não sabe, um dos 3 únicos vinhos espumantes elaborado pelo método champenoise.

Promoção AQUI

Via Terra, um fascinante vinho branco, elaborado pela exótica garnacha blanca, (imagem acima)

Promoção AQUI

Puerto Salinas, uma preciosidade da região de Alicante, um corte de 80% Monastrell, 13% Cabernet Sauvignon, 7% garnacha tintorera

Promoção AQUI

E você esta sabendo em primeiríssima mão…
Veja os detalhes da promoção no nosso site:
Península Vinhos 
a partir de  29 de outubro

.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Revista Baco, Península em 1º lugar com 6 vinhos da Espanha


vinhos-tops-peninsula-baco
Sem sombra de dúvida, a Península confirma sua posição de especialista em Vinhos da Espanha, dos 25 vinhos trazidos para o Brasil citados como os melhores do ano pela Revista Baco, distribuídos dentre as inúmeras importadoras que atuam aqui no Brasil, 6 são importados pela Península, há que se observar que as demais importadoras que trazem vinhos da Espanha e ficaram em segundo lugar em número de vinhos da lista, trazem apenas no máximo 2 vinhos.

O Cava Reserva de la Família da Juvé y Camps, foi o único cava classificado, na categoria, espumantes, dividindo lugar com alguns Champagnes, isto salienta a qualidade do produto e a qualidade de escolha dos vinhos pela Península.

Na categoria brancos, Pezas da Portela, da uva Godello, região de Valdeorras, se destaca pelo refinamento e equilíbrio.
pezas-portela-baco-peninsula
Os já renomados tintos, San Vicente e Izadi Seleccion de Rioja,  os especialíssimos Pago de Carraovejas Reserva de Ribeira del Duero e o Quincha Corral de El Terrerazo, marcam presença na lista deste ano.

Semanalmente iremos abordar, aqui no BLOG Península Vinhos  as características individuais destes vinhos, acompanhe, ou se preferir curta nossa página no facebook, para ficar informado de promoções especiais  e novidades para nossos “curtidores” da página, se você é usuário do facebook, curta pelo link acima ou pelo botão abaixo, ambos abrirão a página e você deve clicar no botão curtir da página da Península Vinhos, a partir de então você será convidado a descontos especiais, a eventos e a dicas para ficar por dentro de todo o universo de vinhos da Espanha com condições especialíssimas para você.

image

Conheça-os mais em nosso site e loja Virtual: Península Vinhos



terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Península em primeiro lugar em vinhos da Espanha, segundo revista Baco

pezas-portela-baco-peninsula
Vinhos da Espanha crescem no mercado brasileiro, e dentre eles 6 dos classificados pela Revista Baco de outubro,  são trazidos pela Península e os demais distribuídos  entre todas as importadoras que trazem Vinhos da Espanha.
Segundo a avaliação elaborada pela Revista Baco, os Vinhos da Espanha, foram os que mais cresceram no Brasil desde 2010, embora ainda se encontrem aqui no mercado nacional em número pequeno se considerarmos sua posição  de 3º maior produtor de vinhos do mundo, após Itália e França.
Foram classificado como TOPS, 200 vinhos importados para o Brasil, dentre eles destes 19 vinhos tintos, 5 vinhos brancos e 1 espumante (Cava Juvé y Camps da Península) da Espanha,
Vejam a espetacular performance dos Vinhos da Península nesta classificação, se destacando em Primeiríssimo lugar  dentre as importadoras com vinhos classificados, com 6 dos vinhos da Espanha, na lista dos TOPS, dentre os 25 classificados das diversas importadoras do Brasil.





Encontro de Vinhos, vai contar com os vinhos da Península

vinhos-espanha-peninsula
No próximo dia 27 de outubro, a Península irá participar de um dos eventos que já está se transformando num clássico em todo o país:
O Encontro de Vinhos, organizado por Daniel Perches e Beto Duarte.
Desta vez o encontro chega à Curitiba e a Península irá apresentar seus vinhos para o paladar curitibano. Será uma grande oportunidade de conhecerem e desfrutarem dos sabores que a Península importa com exclusividade da Espanha.

Não percam, será no próximo sábado no Hotel Bourbon,
e contará com a presença de Pepita Rodriguez

Encontro de Vinhos Curitiba 2012
Dia 27 de outubro (sábado), das 14h as 22h
Hotel Bourbon – Rua Cândido Lopes, 102
Fone: (41) 3221-46
www.encontrodevinhos.com.br


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cabernet Sauvignon, Bobal, Syrah, Merlot, Tempranillo, em espetaculares cortes na Promoção da Península


promo22-out-peninsula-vinhos
Nesta semana descobertas nos vinhos da Península Vinhos.

Já ouviram falar na uva Bobal? Esta uva é autóctone da região de El Terrerazo onde a Mustiguillo de instalou.

Então apresentamos para os amigos, o vinho:
Mestizaje, um vinho com 90 pontos de Robert Parker que é um corte contendo as uvas: Bobal 55% (de vinhedos de mais de 50 anos),  Merlot 15%,  Tempranillo 15%,  Cabernet Sauvignon 10% e Syrah 5%, com 10 meses em carvalho francês, tendo recebido o premio “Melhor Vinho em sua categoria” no Nariz de ouro.

O outro vinho para as suas descobertas é o vinhos:

Finca Coronado, um vinho com um corte interessantíssimo de 30% Cabernet Sauvignon, 30% Syrah, 20% Tempranillo, 10% Merlot e 10% de Petit Verdot, com 14 meses em carvalho francês e com 90 pontos por Robert Parker.
Aproveitem a oportunidade!

E ainda tem mais, o  Cava Reserva Vintage Juvé y Camps na mesma promoção:
Na compra de 5 vinhos você recebe o 6º como cortesia da Península e mais,  um super brinde especial, o livro da Pepita Rodriguez:
“A Arte de Cozinhar entre amigos”

capa livro Pepita



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Portal de Receitas Harmonizadas com Vinhos da Espanha

portal base
Aqui no Portal de Receitas da Blog da Península Vinhos  você encontra sugestões de receitas harmonizadas com os vinhos da Península,  com um diferencial, o estudo conta com vários testes  práticos de harmonização para que você tenha a certeza de estar fazendo a escolha correta, portanto aproveite,  escolha a receita com o vinho e delicie-se com um casamento perfeito!Boa escolha, e bom apetite!!!!


Escolha pelo tipo de receita,  



Arroz e Grãos
Receitas da Pepita Rodriguez Harmonizadas - Peninsula Vinhos Receitas dos Chefs Harmonizadas - Pennsula Vinhos Receita Harmonizada -Petiscos e Finger Food - Peninsula Vinhos Receita Harmonizada -Sopas - Pennsula Vinhos Receita Harmonizada -Arroz e Gros - Pennsula Vinhos Receitas Harmonizadas - Vegetarianas - Pennsula Vinhos
Pratos Típicos
Receita Harmonizada -Aves - Peninsula Vinhos Receita Harmonizada -Peixes e Frutos do mar - Peninsula Vinhos Receita Harmonizada -Carnes - Peninsula Vinhos Receita Harmonizada -Pratos Tpicos - Peninsula Vinhos Receitas Harmonizada -Doces Variados - Peninsula Vinhos
     Escolha pelo estilo do vinho           degustacao-vinhoedelicias

 
Harmonização com espumantes
Harmonização com brancos
Harmonização com rosados
Harmonização com tintos
Vinhos de Meditação
Harmonizao com Brancos - Peninsula Vinhos CT  CT food-wine-rose0001.jpg Harmonizao com Tintos - Peninsula Vinhos Harmonizao com Vinhos Doces - Peninsula Vinhos Vinhos de Meditao - Pennsula Vinhos

Créditos  
  Responsável pelo projeto e execução das harmonizações:

Camila H. Coletti
Wine Writer,
Especialista em Vinhos pela:
ABS-SP –  Formação Profissional e Sommelière
Conseil Interprofissionnel du Provence – France – Master en Vin de Provence
Wine Senses – Expert em Vinhos de Portugal (1º lugar categoria enófila)





Responsável pelas receitas

Os créditos estão em anexo a cada receita.
Receitas sem referência a eles,  foram colhidas na internet,  caso tenha informações seguras a respeito, favor entrar em contato para os devidos créditos.




Contato:  pela nossa página do facebook
http://www.facebook.com/peninsulavinhos
Basta você abrir a página pelo link acima ou pelo botão abaixo e clicar no “botão curtir da página”, observar se ele mudou para o texto “curtiu”  e você receberá todas as novidades no seu facebook, bem como convites para promoções especiais e poderá ficar em contato direto conosco. Escreva teremos prazer em conhecer  suas sugestões e ideias.curtir-face-red

Se quiser ter sua receita harmonizada,
curta nossa
página no facebook,
e envie sua receita com foto através de mensagem pela página,
as selecionadas aparecerão aqui com todas as dicas.

Projeto em desenvolvimento, aguarde novas receitas harmonizadas com vinhos da Península Vinhos !

Curta nossa página no facebook e fique por dentro das novidades para breve!

barra inferior blog vinhospeninsula

Receita Harmonizada: Bacalhau al pil-pil

Barra receita harmonizada Peninsula Vinhos
Bacalhau ao pil-pil-Pepita-Rodriguez cava-reserva-el-perro-verde-peninsula-vinhos
Receita: Pepita Rodriguez – Atriz, culinarista
Autora do livro:
“A Arte de Cozinhar entre amigos”
Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière.


Bacalhau al pil-pil                                   * Um dos pratos mais tradicionais da Espanha
6 porções

  • 1 Kg de super lombo de bacalhau Don Salado
  • 1 cabeça grande de alho
  • Azeite de oliva extra virgem
Coloque em uma frigideira bastante azeite ( 1 dedo de altura) e o  alho  cortado em rodelas; quando o alho estiver quase cozido(não frito), junte as postas de bacalhau com a pele para baixo; quando começar a ferver, abaixe o fogo e mexa a panela com movimentos de vai-e-vem; quando o bacalhau começar a soltar a gelatina, repita o processo até que o azeite fique esbranquiçado; se quiser mais creme coloque mais azeite.
Sirva-o com arroz branco e purê de batata.
Dicas:
  1. Bacalhau congelado: Descongele e coloque em um pano para secar.
  2. Bacalhau seco salgado: lave bem as postas, corte-as em pedaços de cerca de 300g e coloque-as em uma vasilha com água, com a pele voltada para cima, durante 48 horas, trocando a água 3 vezes ao dia, sempre dentro da geladeira.


Harmonização:

Nesta sugestão considerei a estrutura do prato o sabor marcante do bacalhau, sem adereços,  com a presença marcante do azeite, as recomendações ficam focadas no trabalho de contrabalançar o peso destes elementos e minha opção ficou com vinhos brancos de boa acidez e com uma estrutura que dessem apoio ao prato,   nestas horas quando o prato pede um aporte de acidez, fica uma dica, na dúvida optem por um Cava de boa estrutura como este Reserva Vintage,  que sempre dará um apoio fantástico nas harmonizações. Atenção, um cava de boa estrutura, não é substituível por um espumante, não se esqueça de que assim como nos vinhos tranquilos,  os vinhos espumantes tem classificações diferenciadas, o Cava recomendado, é um vintage, safrado 2008, com boa estrutura.
Vocês verão nas próximas dicas como se comporta um Cava estruturado que é na verdade um grande curinga nas harmonizações.
Acompanhem!
Vamos às recomendações:

- Cava Reserva Vintage Juvé y Camps  Brut – Macabeo - Xarel-lo e Parellada.
Temperatura de Serviço: 5° a 8°
- Quintaluna - Ossian - Verdejo
Temperatura de Serviço: 10º 
- El Perro Verde – Verdejo
Temperatura de Serviço:  10° A 12°
  Enoabraços, 

                        Maiores informações sobre os vinhos, visite nosso site e loja virtual

www.peninsulavinhos.com.br 



Aguarde nesta categoria, novas receitas em breve!
Obrigada Pepita Rodriguez, por nos ceder uma de suas deliciosas receitas!

De volta para o Portal de Receitas - AQUI

barra inferior com vinhos

Receita Harmonizada: Filet de Frango ao Damasco com batatas ao murro

Barra receita harmonizada Peninsula Vinhos
allende-cuatro pasos-peninsulavinhos
Receita:  Ripp Cozzella
Chef do Qorthon Restaurante e Buffet
Autor do livro: “Simplesmente Sabor”
Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière.

Filet de Frango ao Damasco com batatas ao murro

  • 4 filets de frango
  • 100 gramas de damasco
  • 2 colheres de requeijão ou cream cheese
  • Batatas com casca
  • Caldo de galinha
  • Cebolettes, tomate cereja, sal e pimenta do reino moída na hora
  • Manteiga
  • Azeite
Limpe e tempere os filets com sal e pimenta do reino. Reserve.
Coloque em uma panela 100 gramas de damasco, 100 ml de água e uma colher de sopa de açúcar. Deixe levantar fervura e em fogo baixo cozinhe de 5 a 10 minutos os damascos até que fiquem macios. Retire com uma escumadeira e coloque no liquidificador ou processador e os transforme em um purê.
Na panela, derreta uma colher de manteiga e coloque os damascos. Acrescente duas colheres de requeijão ou cream cheese. Nesse ponto, dependendo do seu gosto você deve acrescer um pouco de caldo de galinha ou uma bebida, como o conhaque ou um pouco de vinho branco e misture bem. Reduza em fogo baixo até a consistência de um creme. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora.
Leve os filets de frango à frigideira com um pouco de manteiga e um fio de azeite. Sele dos dois lados em fogo alto, um minuto de cada lado, depois, baixe o fogo e deixe mais três minutos de cada lado. Desligue o fogo e deixe descansar três minutos em local aquecido.
Batatas ao Murro:
As batatas ao murro são exatamente o que o nome diz. Elas levam um murro para ficarem amassadas. Cozinhe as batatas até amaciá-las, com casca. Dê um murro em cada uma delas para que se abram, ou pressione-as com as costas de uma colher, mas sem exageros, não queremos um purê. Coloque em uma forma untada com azeite e coloque sobre elas um dente de alho bem picado, alguns raminhos de alecrim, salsa picada, sal e pimenta do reino.
Regue com azeite e leve ao forno por uns quinze a vinte minutos no forno à 200ºC.
Coloque os filets e cubra-os com o molho.
Coloque cebolettes picado por cima e sirva com as batatas ao murro recém saídas do forno e, se quiser, arroz e tomates cerejas.


Harmonização:
Para acompanhar este prato, optei por um vinho branco e um vinho tinto para que você tenha flexibilidade de escolha. O branco de Rioja, com 14 meses em barrica de carvalho francês, com boa estrutura, mas porém um vinho fresco, que mantem as notas cítricas  aliadas ao amanteigado e um certo peso pelo estágio em madeira, que casa muito bem com esta receita.
O tinto, um vinho da uva Mencía de Bierzo, uva interessantíssima, que eu me apaixonei na primeira degustação dela que presenciei, direto com os produtores, neste vinho, de estrutura mediana para leve, com apenas 2 meses de carvalho,  com taninos suaves e muito discretos,  e que em todo os testes que fiz, se mostrou fantástico no casamento com a carne de frango, com batatas e com componentes como legumes e frutas, suportando bem inclusive notas levemente adocicadas.  O  tinto perfeito para este prato com o detalhe que se comporta muito bem a uma temperatura levemente inferior o que casa muito bem com o nosso clima de verão.
  • Allende Blanco – Viura e Malvasia  
      Temperatura indicada: 12° a 14
  • Cuatro Pasos – Mencía 
      Temperatura indicada: 14° a 16°
                                                                                           Enoabraços,
                                                                                        Camila H. Coletti

 Mas detalhes sobre os vinhos, visite nosso site e loja Virtual

www.peninsulavinhos.com.br 



Aguarde nesta categoria, novas receitas em breve!

Obrigada Chef Ripp Cozzella, por nos ceder uma de suas deliciosas receitas!

De volta para o Portal de Receitas – AQUI

barra inferior blog vinhospeninsula

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps