segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Receita Harmonizada: Lasanha de Abobrinha

LAZANHA ABOBRINHA
Receita: Lasanha de abobrinha
Facebook: Receitas simples, fáceis e rápidas.
Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière
Lasanha de abobrinha
Ingredientes:
. 3 abobrinhas do tipo italiana, cortadas em fatias finas
. 3 xícaras (chá) de molho de tomate pronto
. 500 g de queijo tipo frescal em fatias
. Mussarela e parmesão light ralados a gosto para polvilhar

Modo de preparo:Em uma grelha aquecida, passe as fatias de abobrinha, deixando que cozinhem um pouco. A cada dois minutos, vire para grelhar do outro lado. Em um refratário, monte camadas alternadas de molho, abobrinha e queijo. Repita até acabarem os ingredientes. Polvilhe com os queijos ralados e leve ao forno, preaquecido em temperatura média, até o queijo fresco derreter. Sirva em seguida.

Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 6 porções

OBS: Foi adotada a grafia mais usual, “mussarela”,  incluída nos rótulos dos produtos para a palavra mozzarela (do italiano), embora sejam assinaladas como corretas nos principais dicionários (Aurélio, Houaiss e Volp)  apenas as palavras: muçarela e mozarela, não existindo registro para a palavra mussarela.
Harmonização:
Prato vegetariano com presença marcante de queijos: Minas frescal e mussarela,o que fornece um bom aporte de gorduras ao prato. São vários os vinhos da Península Vinhos que poderiam fazer par com estas condições em se tratando de vinhos brancos, tanto os da uva verdejo como os da uva godello, minha opção caiu sobre o Val de Sil, devido à presença além da acidez, de um bom grau de untuosidade, que complementa fantasticamente o prato criando condições para o tão esperado terceiro sabor.
Mas existem os tintos…e como as vezes é difícil abrir mão deles, fiz alguns testes de harmonizações e este vinho, considero imbatível com qualquer lasanha, seja vegetariana ou não: o Hécula, vinho equilibradíssimo da uva Monastrell, mais conhecida aqui no Brasil como mourvèdre, nome que recebe no sul da França e compõe muitos dos vinhos da Provence, do Rhône e regiões.  O Hécula, mantém-se em absoluto equilíbrio com este prato, sem qualquer escorregão para o amargor, fato bastante usual para um vinho tinto, neste tipo de prato com muita mussarela e queijo, já vi tempranillos também cumprirem bem este papel, mas esta referência ficará para uma próxima lasanha. 
Aproveite a dica, tem gente que não se importa com o amargor no casamento do vinho e do prato, talvez porque pense que é assim mesmo, pois desconhece que em uma boa harmonização isto não irá ocorrer,  na harmonização correta o vinho deve poder se expressar,  assim como o  prato, um não pode prejudicar o outro,  se isto acontece, algo está errado, mas se der certo,  em meio a esta experiência podemos estar diante do esperado e raríssimo  “terceiro sabor”, resultante deste casamento… perfeito!

Observem que este vinho mostra a incrível expressão da Monastrell na Espanha, tenho certeza de que irão gostar.
Vinhos:
Val de Sil  (Valdeorras) – 100% godello   -  
  • Temperatura de serviço: 9° a 11°

Hécula  da Bodegas Castaño (Yecla) – 100% monastrell    
  • Temperatura de serviço: 17° a 18°
Dica para gelar a 10º: coloque na geladeira 3 horas antes de servir, mas caso seja algo às pressas prepare uma champanheira com meia parte de gelo e um pouco menos de meia de agua e coloque o vinho dentro, estará na temperatura em cerca de 40 minutos 
Bom apetite!…
Camila H. Coletti
www.peninsulavinhos.com.br


barra inferior blog vinhospeninsula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps