terça-feira, 6 de novembro de 2012

Receita Harmonizada: Bacalhau e Coulis de Tomate

Barra receita harmonizada Peninsula Vinhos
bacalhau-colis-chef-ripp val-de-sil-peninsulavinhos
Receita:  Ripp Cozzella
Chef do Qorthon Restaurante e Buffet
Autor do livro: “Simplesmente Sabor”
Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière
Bacalhau e Coulis de Tomate
Acredito que seja o modo mais simples que eu preparo o bacalhau.
Fervo por 10 segundo o tomate e coloco na água fria. Retiro a casca. Abro o tomate e retiro todas as sementes. Corto em cubinhos.
Em uma panela, coloco azeite, uma pequena cebola ralada, ervas como tomilho e cebolettes, e apenas esquento, sem deixar ferver. Coloco o tomate concassé e misturo bem. Um pouco de sal e pimenta-do-reino terminam o preparo. (Se os tomates não estiverem no ponto pode ser que o preparo fique muito seco. Para não colocar muito azeite, podemos acrescentar um pouco de caldo de legumes ou de peixe).
Fervo uma posta de lombo de bacalhau em leite aromatizado com louro e cebola durante 4 minutos.
Retiro e seco. Levo à uma frigideira com azeite e um pouco de manteiga. Douro levemente a superfície, coloco no prato e, por cima, coloco o coulis de tomate.
Acompanho com batatas assadas apenas temperadas com sal grosso.
                                                                                  Chef Ripp Cozzella


Harmonização:

Para este delicioso bacalhau preparado pelo Chef Ripp Cozzella, recomendo a harmonização com um vinho branco 100% godello e escolhi o Val de Sil pelas suas características: uma evolução de 5 meses em inox, sobre seus sedimentos e battonages diárias, tendo este processo desencadeado maior estrutura,  densidade e untuosidade, associados às nuances de mineralidade deste vinho balanceados por toques cítricos, ervas e algo frutado, o que casa perfeitamente com a estrutura do prato, o bacalhau e o azeite balanceados pelo concassé. Delicioso conjunto! Desta vez insisto no branco neste bacalhau, da próxima buscarei uma harmonização perfeita com tinto, como pedem os adeptos do estilo, eu sou adepta de todos, brancos, rosés e tintos,  cada um em seu estilo e em seu momento e com a harmonização perfeita...são espetaculares.

Vinho: Val de Sil – 100% godello Temperatura de serviço: 9° a 11°

Dica: coloque na geladeira 3 horas antes de servir, mas caso seja algo às pressas prepare uma champanheira com meia parte de gelo e um pouco menos de meia de agua e coloque o vinho dentro, estará na temperatura em cerca de 40 minutos.
                                                                             Camila H. Coletti

www.peninsulavinhos.com.br

Em breve mais receitas…

De volta para o PORTAL

barra inferior blog vinhospeninsula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps